Judd Marriott Mendes in Versus

O Sagrado que habita em mim, ama o Sagrado que habita em ti ...

Textos


Escrever um Poema
 
Para escrever um poema, deve-se observar tanto o mundo interior quanto o exterior. Textos poéticos podem abordar qualquer tema: amor, perda e até as porteiras enferrujadas de um sítio. Assim, pode ser difícil pensar em algo interessante para escrever, principalmente se você não for muito criativo ou estiver sem ideias no momento. Por outro lado, basta buscar inspiração nos locais certos e escolher a abordagem adequada para criar uma obra que possa compartilhar com todos.
 
1- Pratique a escrita.
 
Muitos poemas surgem na cabeça dos autores como um ou dois versos simples e repentinos, uma imagem que não sai da cabeça etc. Você pode, por exemplo, buscar inspiração por meio de exercícios escritos e até no mundo à sua volta. Quando chegar a algo interessante, modele suas ideias até formar um texto.
•. Pense, por exemplo, em uma frase, uma pergunta, um parágrafo e/ou uma imagem (já existentes ou que saiam da sua cabeça) que incitem sua criatividade e curiosidade. Use-as para encontrar inspiração.
• Você também pode experimentar técnicas de “brainstorm”, como fazer um "mapa “mental ou criar listas de imagens ou ideias. E finais desconcertantes. Essas estratégias podem ser estimulantes.
 
2- Busque inspiração no mundo à sua volta e nas pessoas mais próximas.
 
Faça uma caminhada perto de casa, vá ao seu local favorito na cidade etc. Você pode até se sentar num banco de uma praça e observar as pessoas que circulam para usar esses momentos na escrita.
•. Tente escrever um poema sobre uma pessoa que seja importante na sua vida, como sua mãe ou seu melhor amigo. Use-a como inspiração, estudando seus traços e qualidades.
 
3- Escolha temas ou ideias específicas.
 
Para começar, concentre-se em algo concreto, que você acha interessante ou fascinante. Esse afunilamento de possibilidades pode dar ao poema um objetivo claro, além de ajudá-lo a escolher imagens e descrições precisas.
•. Você pode, por exemplo, escrever um poema sobre o tema "amor e amizade". Pense em momentos específicos da sua vida em que se sentiu amado e valioso, bem como em maneiras de caracterizar esses sentimentos de acordo com seus relacionamentos.
•. Seja específico quando for escolher o tema ou a ideia para deixar o poema menos vago e impreciso. Em vez de usar o termo geral "perda", por exemplo, opte por algo como "perda de um filho" ou "perda de um bom amigo".
 
4- Escolha uma forma poética para ficar mais inspirado.
  Existem inúmeras opções de formas, desde os versos livres (mais fáceis) acrósticos e sonetos (mais difíceis). Escolha o que mais parecer interessante e atenha-se à estrutura para gerar um poema coeso.  
•. Dentre as opções, há os haicais, que são curtos, textos com formas geométricas etc. Mergulhe de cabeça naquilo que mais agradar.
•. Se quiser escrever um poema engraçado e leve, você também pode optar por uma forma mais divertida, como o lime risque. Caso queira algo mais lírico, crie um soneto, uma balada ou um dístico — que são mais dramáticos e românticos.
 
5- Leia poemas clássicos.
 
Faça uma pesquisa para ter uma noção melhor do que outros poetas estão abordando em suas obras. Leia textos cuja forma despertem seu interesse ou que abordem ideias inspiradoras. Se quiser, escolha obras bem conhecidas e atemporais para entender melhor os gêneros.

6- Use imagens e descrições concretas de pessoas, lugares e objetos.
 
Evite fazer alusões abstratas no poema e, sempre que possível, tente descrever algo usando os cinco sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição. Assim, você vai atrair o leitor para o mundo que criou e tornar tudo mais palpável.
•. Por exemplo: use palavras concretas, não abstratas, para descrever sentimentos ou imagens. Em vez de um mero "Eu fiquei feliz", opte por algo como mais específico, como "Meu sorriso se acendeu como uma fogueira".
 
7- Use figuras de linguagem.
 
Metáforas, comparações e afins conferem mais variedade e sentido à poesia. Recursos assim podem deixar o poema mais interessante interessante para o leitor, além de tornarem a história mais detalhada. Use e abuse deles em todo o texto — com cuidado para não repetir as mesmas figuras à exaustão.
• Metáfora é a comparação de uma coisa (pessoa, objeto etc.) com outra por meio de um verbo de ligação. Por exemplo: "Julieta é o sol".
•. Na comparação, por sua vez, usa-se como para aproximar duas coisas. Por exemplo: "Seus olhos eram azuis como o mar" ou "Ela era delicada como uma rosa".
•. Use também a prosopopeia (ou personificação), que é a atribuição de qualidades dignas de pessoas ou animais a objetos inanimados. Por exemplo: "O vento uivou quando passou pela janela
 
8- Escreva pensando na sonoridade e linguagem do poema.
 
Textos poéticos são feitos para serem lidos em voz alta. Ao compor a sua obra, imagine como as palavras vão soar e, assim, brinque com a estrutura e a escolha do léxico. Veja como cada verso "puxa" o outro e como a disposição das palavras crua um som ou ritmo.
• Por exemplo: pense na sonoridade da palavra "Fogo" quando comparada à palavra "Ferro". Aquela traz uma imagem quente, aconchegante, enquanto esta parece mais fria, distante e até rítmica.
 
8- Evite clichês.
 
Frases como "O amor é ingrato", "O amor dói" etc. podem ser clichês. Troque-as por algo mais único, como "Amor é fogo que arde sem se ver" (do poeta clássico Luís de Camões).
 
9- Leia o poema em voz alta.
 
Depois de terminar o esboço, leia-o para si mesmo e veja como as palavras soam. Preste atenção à sequência dos versos e pegue uma caneta para marcar trechos ou termos que fiquem estranhos ou precisem ser trocados.
•. Se quiser, leia o poema para outros (como amigos, familiares ou namorada) e peça que eles digam o que acham. Pergunte se ficaram confusos quanto a certos versos ou termos.
 
10- Revise o poema.
 
Depois de receber a opinião dos outros, releia o texto até que ele fique com a forma esperada. Corte ou troque versos que pareçam confusos ou estranhos e não tenha medo de eliminar qualquer trecho que não vá fazer falta ou ousar e inventar. Veja se cada verso contribui com o texto final, bem como com o tema, o objetivo e a ideia do poema...
•. Esmiúce o poema e retire clichês ou trechos comuns demais. Por fim, termine fazendo a revisão gramatical.
 
Belos poemas e sucesso, use e abuse de ideias e criatividade, tente e invente, surpreenda a todos e se a si mesmo.  

Judd Marriott Mendes.

* Disponivel para ler on-line ou ter uma cópia nos meus e-books se curtir.
Edição e formatação para o Recanto das Letras



 


 
Judd Marriott Mendes. Edição e formatação para o Recanto das Letras
Enviado por Judd Marriott Mendes em 16/03/2018
Alterado em 16/03/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras