Judd Marriott Mendes in Versus

O Sagrado que habita em mim, ama o Sagrado que habita em ti ...

Textos


Os três pontinhos da maçonaria .·.  e Simbolismos  -  .·. 

 

A Maçonaria é uma sociedade secreta e discreta, cujas ações são reservadas apenas aqueles que dela participam. A organização tem por princípios a liberdade, igualdade e fraternidade. Outros valores defendidos pela Maçonaria são o aprimoramento moral e intelectual de seus membros, independente de credo, classe social, ideário político ou etnia.

Ah e por favor nos não comemos criancinhas e não fazemos oferenda com bodes, O BODÃO SOU EU , para meus irmãos, toido macon e irmão.... e bodão e um termo que se usava muito, fulano é bobe, é grao merstre da loja tal. Bobao geralmente se referem a quem tem  um grau alto, e o garu nnão e idade, é merito.

Os maçons creem que todo homem é livre e possui bons costumes. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição.

O termo "maçonaria" é de origem francesa, e significa construção. O termo maçom é a versão em português do francês; maçonaria por extensão significa "associação de pedreiros".

Como funciona a Maçonaria?

Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, chamadas de oficinas, ateliês ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.

A Maçonaria está presente em todos os continentes, com mais de cinco milhões de membros espalhados pelo globo. No Brasil, estima-se que existam aproximadamente 170 mil membros distribuídos em mais de 4 mil Lojas, que funcionam baseados em dois conceitos fundamentais: fraternidade e respeito à liberdade.

A fraternidade tem como fundamento a ideia de que todos os seres humanos foram criados pela mesma força que rege o universo. Assim, todas as pessoas são iguais, devendo tratar umas às outras com respeito e solidariedade.

Em relação à liberdade, a ordem defende que todas as pessoas, apesar das diferenças, devem conviver em uma sociedade baseada em respeito e solidariedade.

Assim, a Maçonaria prega que o respeito à liberdade conduz a uma sociedade mais justa e igualitária, em que todas as pessoas devem desempenhar as mesmas obrigações e ter os mesmos direitos.

É necessário ser convidado para entrar na Maçonaria, e a iniciação de um novo maçom é obrigatoriamente realizada por membros mais antigos. Além disso, para se manter na ordem dos maçons, é necessário cumprir uma série de juramentos e obrigações, sejam elas esotéricas ou simbólicas; o maçom também deve estar integrado em uma loja.

Para que uma pessoa se torne maçom existem algumas exigências: crer no Ser Superior criador do universo e viver uma vida honrada, pautada em bons hábitos morais e de fraternidade.

Depois de ser aceito na ordem, o maçom também possui obrigações: deve respeitar as normas da sociedade e ser capaz de manter os rituais em segredo. Também deve trabalhar constantemente pela manutenção da justiça social, com base em valores como solidariedade, liberdade e igualdade.

A Maçonaria é uma religião?

A Maçonaria não é uma religião, mas a ordem possui uma ligação com a religiosidade e espiritualidade, pois seus membros acreditam na existência de uma Força Superior que rege o universo. Para os maçons essa força é Deus e é chamada de "O Grande Arquiteto do Universo".

Além disso, a maçonaria não faz distinção entre as diferentes crenças religiosas que existem, sendo tolerante com todas as formas de fé. Pessoas de todas as religiões podem ser aceitas na ordem, a única exigência é que o maçom acredite na existência do Criador do Universo.

 

A Maçonaria só não aceita que seus membros sejam ateus, ou seja, que eles não acreditem na existência do Ser Superior que criou e rege o universo.

Para algumas pessoas, a maçonaria está relacionada com o satanismo ou outros grupos misteriosos como os lluminati. Nós  não comemos criancinhas , nem bodes, se bem que se quiser e apreciar pode comer bodes á vontdade, geralmente todo maçon é muito rico ou passa a ser. com o apoio dos irmãos, os maçons ajudam se mutruamente entre si.  Apesar disso, essa relação não é clara, mas ha... provas concretas que comprovem essa associação.

O Olho que tudo vê

O "Olho que tudo vê" é um dos mais fortes e conhecidos símbolos da maçonaria. Ele é a representação da presença da Força Criadora do universo e está presente em todas as lojas maçônicas para relembrar o olhar atento de Deus o "Grande Arquiteto do Universo".

olho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Olho que tudo vê.

 

Origem da Maçonaria

A Maçonaria começou como uma sociedade secreta que surgiu vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do iluminismo.

Originalmente, era uma das sociedades secretas do século XVII, apoiada em fundamentos da filosofia da natureza e até da arte da alquimia. Essa relação está presente no simbolismo dos signos e números (a tríade, o triângulo, o círculo).

Formavam corporações privilegiadas, que se furtavam de toda a regulamentação municipal e guardavam os segredos da profissão.

A Maçonaria possui um forte vínculo com a tradição da construção. O simbolismo da construção está presente em seu nome, nos objetos de culto, emblemas e ritual (martelo, paleta, esquadro, mandil). Também nas terminologias como os graus de mestre, companheiro e aprendiz e formado só por homens, que se tratam e consideram se irmãos  entre si.

A Grande Loja de Maçonaria foi criada na Inglaterra em 1717, e unia as quatro lojas londrinas. O líder eleito era conhecido como Grão-Mestre. Aberta a todos as crenças religiosas, a maçonaria se transformou em um receptáculo da filosofia das Luzes e depressa se estendeu a todo o Continente Europeu.

No final do século XVIII, já existiam 700 lojas na França, compostas por nobres, membros da classe média e do clero. A propagação da maçonaria ocorreu apesar de a proibição feita pelos Papas Clemente XIII e Bento XIV em 1738 e 1751.

Relação entre a Maçonaria e a Política

Embora não seja clara a influência política exercida pela maçonaria, diversos momentos históricos foram protagonizados por seus membros.

Personagens  nobres e reis como  Dom Pedro II  ... a Judd Marriott Mendes e  quase todos presidentes do Brasil, são ou foram maçons,  George Washington e Benjamin Franklin e os princípios maçônicos refletidos na declaração de independência dos Estados Unidos. A Revolução Francesa também usou a maçonaria para obter o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade".

As opiniões e opções políticas pessoais dos maçons devem ser respeitadas pelos demais membros da Maçonaria. Entretanto, para evitar a ocorrência de qualquer tipo de desentendimento entre os membros da ordem, não são permitidas discussões sobre o assunto dentro da maçonaria.

Qual o significado da Maçonaria?

A maçonaria é uma sociedade cheia de símbolos e o avental maçônico, embora menos conhecido, é um deles. O avental usado pelos maçons tem vários significados dentro da fraternidade. O avental é usado para relembrar aos maçons que uma das suas funções é se manter em trabalho constante pelo bem da sociedade. 

  • Quais são os três pontos maçônicos
  • Notas sobre os três pontos: "Os três pontos maçônicos constituem o emblema mais simples e perfeito do ternário, isto é, todo o ser, ideia ou força simbolizada pelo número TRÊS”. Três é Deus, vida, verbo, luz. É isso que a palavra Santíssima Trindade expressa: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai é vida e representa poder, força e expansão.

Por que os três pontos tornaram-se símbolos dos maçons?

  • Os três pontos tornaram-se pois um símbolo, o símbolo da discrição, o que constantemente é trazido à lembrança dos Maçons no momento em que o integram às suas assinaturas.
  •   -  Minha assinatura

 

 

Quais são os três pontos do maçom?

  • Os três pontos do maçom lembra que consiste de animais, vegetais e minerais e elementos para manter o equilíbrio da sua natureza não se deve esquecer que, antes de o mineral e animais são um elemento essencial intermediário, planta, o qual predomina na alimentação e em sua vida, para que você possa desfrutar de saúde e equilíbrio mental.
  • Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, igualdadee fraternidade, é o lema do maçon)  vem do francês e foi o lema da Revolução Francesa. O slogan sobreviveu à revolução, tornando-se o grito de ativistas em prol da democracia liberal ou constitucional e da derrubada de governos opressores à sua realização.
  • A maçonaria é uma associação, também chamada de ordem ou de fraternidade, que tem como princípios básicos o livre pensamento e a prática da tolerância e da moralidade.

    O objetivo da ordem é ajudar no desenvolvimento espiritual e moral das pessoas que fazem parte dela (chamados de maçons), para melhorar a sociedade, deixando-a mais justa, ética e moral.

    Existe muito mistério em torno da maçonaria, inclusive a crença de que é uma ordem secreta, o que gera muita curiosidade sobre o que acontece dentro da associação.

  •  

    A maçonaria é uma sociedade cheia de símbolos e o avental maçônico, embora menos conhecido, é um deles. O avental usado pelos maçons tem vários significados dentro da fraternidade.

    O avental é usado para relembrar aos maçons que uma das suas funções é se manter em trabalho constante pelo bem da sociedade. Serve para que ele se lembre do seu objetivo principal de contribuir para a evolução moral e ética da sociedade.

    Quando o avental maçônico é usado?

    O avental maçônico deve ser usado em todas as sessões realizadas e ele só pode ser retirado depois que os trabalhos da reunião estiverem terminados.

    Existem diferentes tipos de aventais maçônicos que são usados de acordo com o grau de desenvolvimento de cada integrante. Há o avental de Aprendiz, de Companheiro e de Mestre Maçom. Os aventais também têm cores e detalhes diferentes de acordo com os graus de cada maçom.

  •  

     

    Existe uma crença de que a maçonaria só é formada por homens. É verdade que grande parte dos maçons são homens, desde os primeiros registros de existência da fraternidade.

    Mas também existem ordens maçônicas femininas, como a Ordem das mulheres maçons, Ordem de Amaranth, Fraternidade honorária dos antigos maçons, Ordem das mulheres maçons e Ordem social de Beauceant, entre outras.

    Os ritos que acontecem nas maçonarias femininas são os mesmos que acontecem nas masculinas. Assim como acontece nas lojas maçônicas formadas pelos homens, são usadas roupas que identificam o grau de desenvolvimento em que a maçom está. Também são feitos rituais de iniciação e todas as outras práticas comuns à maçonaria.

    Embora exista uma discussão a respeito da existência da maçonaria feminina, já que há maçons que não aceitam a existência de grupos formados por mulheres, a Grande Loja da França, que é um dos maiores grupos maçônicos que existem, confirmou a legitimidade da maçonaria das mulheres.

Judd Marriott Mendes
Enviado por Judd Marriott Mendes em 29/07/2023
Alterado em 29/07/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras